14 de Janeiro - 29 de Março

 

Na nossa passagem efémera pela Vida uma das principais incumbências que nos são atribuídas consiste em transmitir, nas melhores condições de conservação, a herança cultural a quem nos sucede. Foi para cumprir este objectivo que aceitei, como verdadeiro dever cívico, presidir à Academia, após a eleição que decorreu inter pares em Novembro de 2014, e promover esta exposição.

As 147 obras que agora se apresentam na Galeria D. Luís, no Palácio nacional da Ajuda, entre seleccionadas tendo em conta o seu significado histórico e a qualidade técnica e estética, não sendo indiferente também os condicionalismos de espaço e de vitrinas disponíveis. Certamente novas oportunidades irão surgir para dar a conhecer outras excelentes colecções que a Academia possui, silenciadas e em grande parte ignoradas: Livro Antigo, medalhística, fotografia oitocentista, desenho e gravura.

Com esta exposição pretendemos abrir igualmente perspectivas para novos estudos num convite directo da Academia a Professores de Belas Artes que, no exercício da orientação de doutorandos, têm agora o desafio que lhes propomos de aprofundamento das matérias apenas apontadas neste catálogo – o estudo das biografias e produção de artistas, as exposições em que participaram, os prémios que lhes foram atribuídos, etc. – contribuindo para a valorização de uma instituição que pertence, por direito, aos futuros artistas.

Natália Correia Guedes

Presidente da Academia Nacional de Belas Artes

Professora Jubilada da Universidade Católica Portuguesa

 

 

 ARTISTAS                       CATÁLOGO                INFORMAÇÕES                   FICHA TÉCNICA