213 467 091 (chamada para a rede fixal nacional) presidente@academiabelasartes.pt

A Academia Nacional de Belas Artes dá continuidade ao Ciclo de Conferências – 2025 na próxima segunda-feira, dia 20 de Outubro, pelas 15:00h.

A  comunicação será proferida pelo Académico Doutor Vasco Nuno de Medeiros, com o tema Entre Filosofia e Imagem: Nicolau de Cusa, Fernando Martins e a Viva Imago em Nuno Gonçalves.

Envolto em enigmáticas premissas iconográficas, o políptico de São Vicente mantém-se envolto num silêncio marcante. Ainda assim, existem caminhos de singularidade notável que permanecem por explorar. Um desses caminhos é a possível ligação entre a doutrina da Viva Imago de Nicolau de Cusa e o olhar frontal de algumas figuras retratadas na obra. A influência intelectual de Nicolau de Cusa encontra-se hoje profundamente associada ao avanço científico e artístico do Quattrocento: para além das referências diretas a Rogier van der Weyden, é sabido que personalidades como Leon Battista Alberti, Paolo Toscanelli e Andrea de Bussi também orbitavam na sua esfera de influência. O facto de Fernando Martins ter ocupado o cargo de secretário de Nicolau de Cusa entre 1458 e 1464 insere-o diretamente no núcleo desta rede de amicizia entre arte e ciência. O seu regresso ao reino após a morte do cardeal, precisamente no período em que o políptico foi concebido, destaca-se como uma coincidência significativa. Neste contexto, uma eventual intervenção de Fernando Martins no programa iconográfico da obra vai além da simples especulação, assumindo-se como uma hipótese de enorme fascínio e potencial interpretativo.

A entrada é livre.

Ciclo Conferências 2025 – 4º trimestre