A Academia Nacional de Belas Artes dá continuidade ao Ciclo de Conferências – 2025 na próxima segunda-feira, dia 19 de Maio, pelas 15:00h.
A comunicação será proferida pelo Académico Doutor José Trindade Chagas, com o tema Joaquim Possidónio da Silva: contributos para a salvaguarda do património monumental português.
Para Possidónio da Silva o conhecimento dos monumentos baseava-se na procura da perenidade do estado original através do estudo sistemático, da pesquisa, da análise arqueológica, documental e epigráfica. A atualização constante da evolução do conteúdo normativo dessa matéria, constituía uma preocupação permanente. Mantinha contacto com elevado número de arqueólogos, arquitetos e especialistas estrangeiros, em áreas científicas afins, proporcionando um conhecimento permanente da evolução teórica e prática da salvaguarda e conservação dos monumentos ao longo de Oitocentos.
Como epílogo, refere-se que Possidónio da Silva não se limitava a apreender e colocar em prática no nosso país os princípios de Vitet e de Mérimée. A sua atuação primava por uma reflexão aprofundada sobre essas teorias, fazendo em simultâneo uma análise comparativa sobre a salvaguarda e recuperação dos edifícios históricos se ia desencadeando noutros países europeus.
A entrada é livre.
Recent Comments